Jejuno + Niagara + DJ Khabal
Jejuno é Sara Rafael, também fotógrafa, no seu caminho musical por conta própria. Faz uma música artesanal, processualmente arquitectada a partir de loops, com uma respiração narrativa e revelações em "êxodo permanente do eu fechado em si mesmo para a sua libertação no dom de si".
Niagara vêm presentear-nos com a estreia de um novo set, tocado ao vivo. Há uns meses editaram na Príncipe o seu mais recente EP “São João Baptista”, e espera-se novo 12’’ no seu próprio selo editorial Ascender em breve. Mais uma chance privilegiada de apanhar a sua música de dança biótica e de fibra emocional luminosa, e os seus mais recentes desenvolvimentos e realizações.
O Dj da noite é DJ Khabal; co-fundador da Golden Mist Records, promotor das noites Reitoria no DAMAS, tem mostrado argumentos de peso Jah sério, grooves PALOP-tronics e houses e technos e hip hops saturnianos, atlânticos e atlântidos, o que equivale a dizer que tem um gosto imaginativo, fora da caixa e excitante para desafiar a nossa pista de dança.
Jejuno soundcloud - https://soundcloud.com/jejuno
"Jejuno" cassette (2016, Urubu Tapes) - https://urubutapes.bandcamp.com/album/jejuno
Niagara soundcloud - https://soundcloud.com/niagara-1
“São João Baptista” EP (2016, Príncipe) - https://principediscos.bandcamp.com/album/s-o-jo-o-baptista-ep
DJ Khabal soundcloud - https://soundcloud.com/dj-khabal
NOITE PRÍNCIPE c/ DJ Problemas, Bubas Produções, DJ Marfox e DJ NinOo + Puto Anderson + MC K30
Primeira Noite Príncipe de 2017 abre com um live de DJ Problemas. Tekno-kud, poderoso porque aparece sempre em transição, lançou a sua estreia "Fúria de Viver" em cassette no Verão passado.
Segue-se Bubas Faray, ‘Bubas Produções’ como quer ser reconhecido, com o seu estilo de batida pós-CDM pesado e directo que convenceu da primeira vez que tocou no palco do Musicbox.
Prestes-a-ser-Papá Marfox é o condutor da nave aí a partir das 3h, ainda fresco do reconhecimento de final de ano pelas distinções merecidas ao seu disco ‘Chapa Quente’.
Recta final do programa com a Firma do Txiga: Anderson & NinOo na mistura de sons e K30 no microfone para desarrumar a casa como deve ser.
Poster por Márcio Matos.
DJ Problemas - https://soundcloud.com/djproblemas
Bubas Produções - https://soundcloud.com/bubas-produtor
DJ Marfox - https://soundcloud.com/dj-marfox
Puto Anderson - https://soundcloud.com/anderson-teixeira
DJ NinOo - https://soundcloud.com/jos-pereira-6
K30 - https://soundcloud.com/joe-dom-k-correia
Mais informações em http://musicboxlisboa.com
Scenes From Salad + DJ Problemas + Lieben
Em Fevereiro visita-nos Scenes From Salad, ou seja, Jean Charles Delarue, um artista "part time” sediado em Paris, também promotor dos serões French deposit e Midnight Coach / Broken Plates, uma lança em África no actual tecido artístico underground dos anéis parisienses gentrif cray cray. Pensa e faz uma música que cifrou de New Lounge Musique (NLM); aberta, múltipla, de investimento físico e performativo, desenvolvida pelo seu termostato emocional bizarro e parafernália electroacústica caseira. Chama-lhe uma “povera trip” influenciada por Eric Serra, Morton Subotnick, The Pastels ou Bogdan Kaczynski. JC alimenta também um canal online de vídeos filmados nas suas viagens pela Europa deste e do outro lado do arco-íris da NATO, estilo ‘no comments’ da Euronews modo psicogeografia da ansiedade dos nossos dias, com uma candura demencial que marca pontos pela liberdade de roteiro de vida.
Encontro perfeito para mais um live de DJ Problemas na cidade, fresca ainda na memória a actuação na Noite Príncipe passada com brilho e determinação. Tekno-kud, poderoso porque aparece sempre em transição, lançou a sua estreia "Fúria de Viver" em cassette no Verão passado. Afonso Mota, o jovem por detrás do nome de guerra, é também realizador de cinema (Sala Vazia, O Sul) e tem realizado videoclips para músicos cuja conduta e trabalho lhe são próximos (Lourenço Crespo, Éme, Polido).
Dj set até às 04h ao cuidado de Lieben, produtor, deejay e co-fundador da Extended Records, selo que editará o seu primeiro EP este ano. Uma vez n’A Capela estava a encher a cara dos presentes de Ghetto House, forte. A ver o que dançamos com ele dia 15.
Soundcloud - https://soundcloud.com/scenesfromsalad
Soundcloud - https://soundcloud.com/djproblemas
Bandcamp - https://djproblemas.bandcamp.com/releases
Mixcloud - https://www.mixcloud.com/sebastianlieben/
Soundcloud - https://soundcloud.com/s_lieben
Noite Príncipe 5º Aniversário
Noite Príncipe c/ Cirofox, BLEID, Puto Márcio, Afrokillerz
Príncipe https://principediscos.bandcamp.com
Cirofox https://soundcloud.com/ciro-embal
BLEID https://soundcloud.com/bleiddd
Puto Márcio https://soundcloud.com/putomarcio
Afrokillerz https://soundcloud.com/afrokillerz
Poster por Márcio Matos.
GAM / Coletivo Vandalismo + Peter Gabriel Duo + Dj Bubas
Os GAM / Colectivo Vandalismo estreiam-se nesta noite ao vivo na capital. Pedro Abrantes e Valdemar Pereira lançaram no final do ano passado a nortada carismática “Untitled” na Eye For An Eye Recordings, selo do produtor e DJ, Lake Haze. Música minimal, agressivamente fresca e subtil, num equilíbrio aprimorado entre o cru e a sofisticação nos processos e resultados claramente vencedor. Evocativa das Waves europeias mais escuras e frias dos anos 80, transcende o fetiche fácil de compilação underground em cassete da época - até na tuga a “Coma” já no início da década de 90 deu fogo à peça - justapondo códices tecnados desde então tornados música. Contem também com o regresso de Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini à nossa residência no Lounge após aquele furacão em Outubro de 2010 que a tantos abanou. Entretanto rebaptizados Peter Gabriel Duo, é público e sobejamente conhecido o seu caminho sustentado, valoroso e inspirador que têm trilhado a partir da nossa cidade, e, por força inerente das suas convicções, talento e persistência, a favor de Lisboa. Trem final por Dj Bubas, do Pendão, Queluz, com o seu estilo de batida pós-CDM pesado e directo que convenceu das vezes que tocou na Noite Príncipe.
GAM / Coletivo Vandalismo “Untitled” (2016, Eye For An Eye) - https://eyeforaneyerecordings.bandcamp.com/album/untitled-2
Dj Bubas “Mix Balanço Fresco 2017" - https://soundcloud.com/bubas-produtor/bubas-producoes-mix-balanco-fresco-2017
NOITE PRÍNCIPE c/ DJ Maboku, DJ Lycox, DJ Nigga Fox, DJ Poco
DJ Maboku - https://soundcloud.com/dj-maboku-claudio
DJ Lycox - https://soundcloud.com/dlycox
DJ Nigga Fox - https://soundcloud.com/dj-nigga-fox-lx-monke
DJ Poco - https://soundcloud.com/deejaypocolouco
Poster por Márcio Matos
Mais informação em http://www.musicboxlisboa.com
Foodman + Odete + Novo Major
“食品まつり a.k.a Foodman a.k.a Takahide Higuci é um produtor de música e artista visual vindo de Tokyo. A sua abordagem renascentista à música é possívelmente o toque mais desconcertante do seu trabalho, lidando ativamente com varias formulações sonóras e generos como o techno, house, pop, footwork, musica concreta, percussão eletrónica crua e uma interpretação criativa e selvática da melodia, harmonia e do timbre.” OUT.FEST 2016
“Odete trabalha entre os mediums da escrita, do djaying, das artes performativas e das artes visuais - o seu trabalho é um trabalho explicitamente autobiográfico, tornando claras ligações entre o pessoal e o político - neste momento pesquisa sobre sensações/noções de pertença e despertença, narrativas trans e formas de tornar visível a tristeza, a fragilidade e a "falha" enquanto potências políticas.” Odete
Novo Major é o nome de Dj de Zé Moura, um dos capitães dos destinos da loja de discos Flur e da editora de discos Príncipe. “Na Selva”.
Foodman Soundcloud - https://soundcloud.com/shokuhin-maturi
Odete - http://cargocollective.com/odete
Odete Dj set no 49ZDB - https://soundcloud.com/queriastarmorta/zdb_24_07_17
Novo Major “Na Selva #18” (Rádio Quântica, Março 2017) - https://www.mixcloud.com/quanticaonline/na-selva-18-by-novo-major-09032017
NOITE PRÍNCIPE c/ Allas G, DJ Lag, DJ Firmeza
Príncipe de Maio contará com o convidado da África do Sul, DJ Lag, um dos produtores nucleares que tem vindo a dar forma ao Gqom, o estilo minimal e escurecido oriundo de Durban deferente do House sul-africano. Baixo e bateria são os protagonistas, com densidade sub-grave uma constante enigmática e claridade de cordas sintéticas a espaços certeiros, numa música hipnótica e prima da nutrida por cá por produtores como o carismático DJ Firmeza, também no programa da festa, e o caçula Allas G.
Poster por Márcio Matos.
Príncipe https://principediscos.bandcamp.com
Allas G https://soundcloud.com/theeallaasg
DJ Lag https://soundcloud.com/djlaggqomking
DJ Firmeza https://soundcloud.com/dj-firmeza
Beau Wanzer + DJ Problemas + Pudeur + Stasera + Sar
Beau Wanzer é um produtor e DJ que tem vindo a afirmar-se com talento e persistência na paisagem clubística dos dias que correm mais aberta a ideias e práticas de marginais que quando putos cresceram - gregária ou na imaginação do quarto deles - em culturas juvenis e musicais extremadas. Sob o signo de toneladas de CDs do gótico e industrial já generoso nos 90s, mudou-se para Chicago no início dos 00’s ao tempo do baque da reedição do debute homónimo dos Liaisons Dangereuses e gospel da Bunker e Crème Organization dos 00’s, aprimorando o seu estúdio caseiro, estilado DIY pelo seu ritmo impetuoso de gravação bruto e directo pra fita. O também cientista em biologia molecular leva 12’’s editados na L.I.E.S, Rush Hour e Nation (de Traxx, o berdadeiro, e seu parceiro nos Mutant Beat Dance), e acaba de ser anunciado novo disco colaborativo De-Bons-en-Pierre na Dark Entries, mas tem sido a ambiciosa série sem título em vinil que tem lançado em edição de autor que mais nos convenceu a convida-lo para vir cá estrear-se num set ao vivo com o seu criterioso arsenal hardware.
DJ Problemas vem apresentar novo live, após actuações au point recentes numa Noite Príncipe (Tekno-kud em difusão) e no Lounge (Tekno-trás-os-montes entre o GAC e Julius Eastman). Afonso Mota, o jovem por detrás do nome de guerra, é também realizador de cinema (Sala Vazia, O Sul) e tem realizado videoclips para músicos cuja conduta e trabalho lhe são próximos (Lourenço Crespo, Éme, Polido), tendo lançado a sua estreia "Fúria de Viver” enquanto Troubles em cassette no Verão passado.
Pudeur, com particular afecto pelo escuro sensualista e boogie subterrâneo dos anos 80 e houses desalinhados do presente como das comarcas Mood Hut ou Future Times, é uma dos Djs da noite, assim como Stasera (também conhecido como DJ Crazy Man) que tem 12’’ impecável de estreia a sair na Interzona13 por esta altura, e DJ Breakeven, fresco de “uma série de iniciativas”.
Uma parceria da Filho Único com a Galeria Zé dos Bois
Beau Wanzer site http://www.beauwanzer.com
Beau Wanzer soundcloud https://soundcloud.com/bwanz
DJ Problemas soundcloud https://soundcloud.com/djproblemas
DJ Problemas bandcamp https://djproblemas.bandcamp.com/releases
Stasera soundcloud https://soundcloud.com/staseraaa/sets/12-interzona-2017
Bilhetes disponíveis na Flur, Tabacaria Martins e ZDB (quarta a sábado das 19h às 02h)
Vasco Alves + Veenho + Ciberpapi
Vasco Alves iniciou a sua actividade artística em Londres, em 2007, vivendo e trabalhando em Lisboa desde 2014. O seu trabalho, segundo o próprio, "baseia-se na exploração de plataformas electro-acústicas instáveis, através do uso de rádios, objectos/instrumentos personalizados e/ou danificados, e de diversas formas de amplificação. Estes processos tendem a ser de natureza bastante volátil pelo que na sua apresentação estão sujeitos a rigorosos métodos de intervenção.” Tem também editado discos e organizado eventos através da PORTA (com nomes como Helm, Calhau!, Lee Gamble) e é um terço do trio VA AA LR.
Veenho é uma banda de rock de garagem tuga cujo nome surgiu aos seus perpetres “da união de conceitos como a vizinhança e a bebida sacra, que é da mesma homofonia”. Os Belenenses António (na guitarra e na voz), Martim (na bateria), Tó Bea, entretanto substituído por Valera (na guitarra), e Xixo (no baixo) remontam a formação do grupo a 2009, mas é a partir do Verão de 2015 que a banda começa a ensaiar com regularidade e consistência. Gravaram ao vivo e em directo, com o incontornável Filipe Sambado, um EP de 5 temas cuja edição em cassete no início deste ano teve o selo Xitra Records.
Dj set da noite será por Ciberpapi. Néh brincadeira.
Vasco Alves - http://vascoalves.info
Vasco Alves "Volume 1 (excerpt)” (2013, Single sided cassete, Wasted Capital Since 2013)
Vasco Alves "Volume 2 (Pt.2)” (2016, CD, We Can Elude Control)
Bandcamp Veenho - https://veenho.bandcamp.com/releases
Vídeo Veenho “Saideira”
Arraial de lançamento de “Casa de Cima” c/ Pega Monstro + Pato Bravo + DJ Tempos Livres
A Filho Único e a Cafetra têm o prazer de vos convidar para o arraial de lançamento do novo disco das Pega Monstro, quando o final da tarde do dia 12 de Junho encontrar a noite de Santo António, no Jardim do Palácio do Machadinho, na Madragoa. A partir das 18h e com entrada livre, teremos a selecção musical a cargo de DJ Tempos Livres antes, entre e depois dos concertos. Contem com sardinhas, bifanas e veggie burgers na grelha, e bares com vinho e cerveja a rolar do arranque até ao recolher do convívio lá pela Meia-noite.
A música ao vivo terá início pelas 20h com um concerto de Pato Bravo, a identidade reservada de B Fachada para a sua música de síntese electrónica de direcção singular, seguindo-se pelas 21h as Pega para nos apresentarem as canções de “Casa de Cima”, o seu maravilhoso terceiro longa-duração, uma edição conjunta Upset The Rhythm e Cafetra Records.
Com o apoio da Divisão de Ação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.
Lourenço Crespo + GYUR + Tsuri
Temos o prazer de receber Lourenço Crespo novamente na nossa mensalidade no Lounge. O autor e intérprete de Lisboa dedicou nos últimos meses boa parte do seu tempo à realização de “Domingo à tarde”, o novo álbum de Éme, como membro da banda que o eleva, para além do trabalho continuado com os Iguanas que divide com Leonardo Bindilatti e a sua agenda de concertos a solo pelo país. Fez em Abril um ano a edição de “Nove Canções”, documento debutante em nome próprio da sua liberdade de expressão artística. Será que vão haver novidades?
Gyur é, tal como BLEID, parte da CRATERA, um grupo de criadores de ‘conteúdos digitais’ com epicentro na difusa Grande Lisboa. Através do bandcamp do colectivo editou em Fevereiro último o primeiro disco, “Garble”, produzido, misturado, masterizado e com artwork pelo autor. Temas cascantes, de ataques rítmicos cyber punk levedantes, com um sentido narrativo cognitivamente desafiante.
Tsuri será o DJ da ocasião, mas não de ocasião, tamanha a recomendação que lhe precede cá na casa. Vinil pela noite dentro, para dançar até às 04h.
Bandcamp https://lourencocrespo.bandcamp.com
Gyur ‘Garble’ https://cratera.bandcamp.com/album/garble
Gyur soundcloud https://soundcloud.com/gyurbhi
Tsuri Soundcloud https://soundcloud.com/tsri
Tsuri Mixcloud https://www.mixcloud.com/tsri
NOITE PRÍNCIPE c/ Puto Anderson, Dj NinOo, K30, Dj Wayne e Nídia
Noite Príncipe de Junho totalmente dedicada a autores de discos novos na editora portuguesa: a Firma do Txiga e a Nídia.
Poster por Márcio Matos.
Príncipe - https://principediscos.bandcamp.com
Puto Anderson - https://soundcloud.com/anderson-teixeira
Dj NinOo - https://soundcloud.com/jos-pereira-6
K30 - https://soundcloud.com/joe-dom-k-correia
Dj Wayne - https://soundcloud.com/firma-do-txiga
Nídia - https://soundcloud.com/nidiasukulbembe