Filho Único Apresenta na SMUP Vum Vum + Dibuk + Gala Drop, Sexta-feira, 25 de Março, 21h30
Arte gráfica por Sara Graça
Mestre Vum Vum actua em primeiro lugar, num recital solo, voz e guitarra. Mestre pela sua arte e ofício, pelo código de honra que conduz a sua vida, jamais compreendendo porque se gastam forças a pôr o(s) outro(s) fora do sol. O seu mais recente álbum “Gienda” data de 2018 e no ano passado foi um acontecimento a reedição pela Groovie Records do seu mítico EP de estreia “Muzangola" de 1969.
Seguir-se-á Dibuk - Lea Taragona, de São Paulo, a viver no Porto - que nos diz ouvir “na voz o eco do mundo, e no mundo o eco do corpo, essa tecnologia avançada. Em canções e improvisações livres articula espaços sonoros, salas de estar num redemoinho, até que cá encontre lá num relâmpago, em uma colaboração entre voz, guitarra, gravações de campo e computador.” Lançou "Casa Zero", o primeiro álbum solo, em 2020 pela Editora Urutau, e tem recentemente desenvolvido trabalhos de banda sonora para vídeo, performance e instalação. Actuará acompanhada pelo compatriota Victor Negri, compositor, músico e artista multimedia.
Os Gala Drop encerram a noite com a sua música mediadora, relatora, xamânica. Mesmo quando aparentemente cartesianos na sua “performance” - a mestria do código narrativo - só a música actua, e não os seus autores. A banda iniciada há mais de uma década em Lisboa é hoje composta por Afonso Simões (bateria), Nelson Gomes (sintetizadores) e Rui Dâmaso (baixo) e afiançam que a música nova que têm vindo a apresentar ao vivo em breve conhecerá edição comercial.
"Muzangola" (1969, Valentim de Carvalho; re-edição 2021, Groovie Records) - https://groovierecords.bandcamp.com/album/vum-vum-muzangola-ep-ltd
Dibuk - https://dibukdibuk.bandcamp.com
Gala Drop - https://galadrop.bandcamp.com
Vum Vum
Dibuk
Gala Drop
Sexta 25 de Março 21h30
6€ e 4€ para sócios SMUP, bilheteira online e no local no dia